O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), em nível de Mestrado Acadêmico, surge em 2014 diante da necessidade de formar profissionais capacitados para lidar com os aspectos ambientais, econômicos e sociais que permeiam a biodiversidade brasileira e, em especial, a da região amazônica. O PPGBC está vinculado ao Campus Universitário de Altamira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), suprindo uma importante demanda do ensino superior na região Transamazônica e Xingu.
O Campus de Altamira está inserido nessa dinâmica regional desde 1987, formando alunos que em sua grande maioria não tiveram oportunidade de continuar sua formação no âmbito da pós-graduação, mas que mesmo assim estão atuando na região, seja como professores ou agentes de desenvolvimento, seja trabalhando em órgãos governamentais e não governamentais, de maneira que o PPGBC busca contribuir com o aperfeiçoamento dos conhecimentos que seus discentes possuem acerca da realidade da qual fazem parte, possibilitando a compreensão e caracterização da biodiversidade brasileira e amazônica além da elaboração de estratégias que visem sua manutenção e o uso sustentável dos recursos naturais.
O PPGBC tem a Ecologia como sua área de concentração, sendo organizado em duas linhas de pesquisa: Caracterização da Biodiversidade e Conservação e Manejo da Biodiversidade. O curso possui uma abordagem multi e transdisciplinar, trazendo como base a interação de associadas às áreas de Ciências Biológicas (Ecologia, Zoologia, Fisiologia, Morfologia, Genética, Botânica, Sistemática, Taxonomia, Filogenia, Microbiologia), as Ciências Exatas e Naturais (Geologia, Matemática e Estatística), e às Ciências Sociais Aplicadas (Economia e Sociologia).
Os egressos formados pelo Programa estão capacitados para atuação nos mais diversos setores da sociedade, tanto na esfera pública quanto privada. Podendo trabalhar em instituições de pesquisa, órgãos fiscalizadores, empresas especializadas em consultoria ambiental, entre outros.